Por que fazer um site? 4 motivos incontestáveis!

Mesmo vivendo em tempos de tecnologia, tem muita gente que ainda pensa que fazer um site é algo somente para grandes empresas ou para quem já tem “nome” no mercado. Ou, ainda, que é uma ferramenta inacessível e desnecessário para negócios pequenos. Que não há motivos para fazer um site se existem as redes sociais. Pois foi para desmistificar tudo isso que elaboramos este post com 4 incontestáveis motivos para você considerar ter um site. Independente se você tem empresa ou não, se está começando os negócios agora ou já tem estrada e se é um grande ou micro empreendedor, é preciso ser encontrado neste imenso mundo da internet.

1 – Cartão de visitas digital: assim como ter um cartão de visitas impresso é importante, um site contendo suas principais informações e formas de contato também é. Temos que pensar que várias pessoas, em diversas cidades, estão procurando os serviços ou produtos que você oferece e você não consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo entregando o seu cartão de visitas físico. É nesta hora que ter um site faz toda a diferença.

2 – Ser encontrado pelo Google: você já parou pra pensar como encontra aquilo que está procurando? Certamente a grande parte das suas pesquisas é através do Google. E isso acontece com a maioria das pessoas também. Ou seja, se o Google não encontrar a sua empresa ou negócio, você não existe, pois não irá aparecer para as pessoas que fizerem suas buscas pela internet. E ao fazer um site utilizando as técnicas e estratégias certas, você aparecerá entre os primeiros resultados nas pesquisas do seu produto, que é o ideal para aumentar sua visibilidade. O Google usa vários fatores na hora de posicionar os sites na sua busca. Um desses fatores é o site ser responsivo. Se você ainda não sabe o que é isto, entenda lendo este post.

3 – Interação/contato com clientes: ao fazer um site, sua comunicação com os clientes é facilitada. Eles saberão onde encontrar você, poderão mandar e-mails, solicitar orçamentos, tirar dúvidas, fazer comentários, dar sugestões. Esta interação é muito importante, pois aproximando empresa e cliente se estabelece uma relação de confiança, que é essencial para ter um público fiel à sua marca. E quando tudo isso pode ser feito de forma online seu alcance também aumenta muito.

4 – Portifólio online: já falamos sobre a importância de ter um portifólio online aqui, mas é sempre bom ressaltar este ponto. Imagine as pessoas (seus futuros clientes) podendo conhecer seu trabalho em vários locais ao mesmo tempo! Seu material disponibilizado 24h por dia para qualquer um ver e até compartilhar com os amigos ou a família! O alcance dos seus serviços ou produtos será muito grande. Além disso, o portifólio online é muito prático, pois você pode apresentá-lo no celular, tablet ou notebook e é super fácil de mantê-lo atualizado. Portifólio funciona também como um folder online, um mostruário, um catálogo de produtos e serviços.

Fazer um site ou apostar nas redes sociais?

As duas coisas! Uma ferramenta não exclui a outra, pois elas são complementares. Mas já pensou se você só investe nas redes sociais e daqui uns anos elas acabam (como o caso falecido Orkut)? Se você tiver um site bem estruturado e atualizado isso não será um problema para as pessoas encontrarem sua empresa.

O que você achou destes 4 motivos para se fazer um site? São realmente incontestáveis, não é? Por isso não tenha medo de apostar e investir na elaboração de um bom site!