Identidade Visual Graças ao Doce

Já falamos aqui no blog sobre a importância de um logotipo bem elaborado para uma empresa e da necessidade de materiais gráficos impressos para a divulgação de um negócio, mesmo em tempos digitais. Sendo assim, o planejamento da identidade visual de um cliente vai desde a criação do conceito da marca até a sua aplicação nos meios digitais e impressos.

Recentemente, tivemos a oportunidade de elaborar, desde o início, toda a identidade visual da Graças ao Doce, uma cliente que trabalha com vários tipos de doces sob encomenda. Depois de entender as necessidades e concepção desejada pela cliente começamos a elaborar o logotipo, pensando nas imagens e cores. Apresentamos à cliente alguns esboços tendo em mente daquilo que ela gostaria de ter na marca com elementos que subsidiassem a criação. Bolamos uma primeira ideia com docinhos que teriam rosto e que, posteriormente , poderia surgir como uma personagem. A proposta inicial não foi aceita, então partimos para um trabalho de concepção mais tradicional e que pudesse refletir a brincadeira do nome com uma “aura celestial”, “divina”. O resultado foi bastante positivo e conseguimos uma aprovação rápida. A escolha das fontes e do posicionamento dos elementos também sofreram algumas alterações no processo, mas o resultado final ficou muito bom.

identidade visual

Identidade Visual: projeto vai além do logo

O primeiro ponto após a aprovação do logotipo é a criação do cartão de visitas, que vai respeitar todos os aspectos e objetos existentes no logo, buscando a mesma tipografia e o padrão de cores. Como o logo já possuía um fundo específico, a aplicação no cartão foi fácil e direta.

identidade visual

Em seguida, fizemos as etiquetas para as embalagens, que segue também o mesmo processo e, depois, as etiquetas que vão indicar a validade dos produtos.

20160705_092558

Neste último, como há a necessidade de informar uma data que é variável e o sabor do doce, ficaram lacunas para preenchimento no ato da fabricação. Nesta etiqueta, não utilizamos o fundo e mudamos um pouco a estrutura para não poluir demais quando aplicada no produto.

identidade visual

A cliente também solicitou um banner para utilizar em eventos, feiras e exposições.

20160705_154042

Além da elaboração de todo o material gráfico impresso, fizemos também adaptações da arte para utilizar no ambiente digital, incluindo a página do Facebook e perfil no Instagram. Como já discutimos aqui no blog, a presença nas redes sociais é muito importante para qualquer negócio hoje em dia. Sendo assim, também realizamos para a cliente o gerenciamento das suas redes sociais com um cronograma de postagens que leva em consideração vários fatores, como o melhor horário para publicações, por exemplo.

Com este case podemos observar que o trabalho de planejamento e execução da identidade visual irá acompanhar a empresa onde ela for, mostrando coesão e sendo reconhecida facilmente ao transparecer sua mensagem.