Minha empresa ainda precisa de material gráfico impresso?

Muito se tem falado hoje em dia sobre a presença das empresas no ambiente virtual, que é necessário ter um bom site (e responsivo) e interagir com os clientes nas redes sociais, por exemplo. Realmente, tudo isso é verdade e precisa ser levado em conta. Porém, há algo que não podemos deixar de lado: o material gráfico impresso.

Apesar do advento da era digital, os materiais gráficos impressos são parte importante da comunicação de qualquer empresa. São eles que fazem uma ponte mais sólida com o consumidor, sendo o ponto de contato que proporcionará ao cliente uma experiência real do produto oferecido. Esse tipo de mídia “off-line” complementa a “online” (ou digital), sendo a união perfeita para formar uma base de planejamento de comunicação digital.

Se por um lado precisamos pensar em materiais digitais, pois é onde a maioria das pessoas está grande parte do seu tempo, temos que ponderar, também, o outro lado desta moeda. No ambiente online somos bombardeados a todo momento com informações, o que pode causar distrações e dispersão, fazendo com que a gente não associe por completo o que está sendo transmitido. Além disso, apesar da facilidade de acesso à internet, não estamos 100% do tempo conectados. E aqui está a grande importância dos materiais gráficos impressos.

Planejamento para material gráfico

Quando bem elaborados e planejados, são uma excelente ferramenta para prender a atenção do cliente, pois trazem o apelo sensorial, fazendo com que aquela marca seja lembrada e reconhecida. Quantas vezes você já passou o dedo por cima de um cartão de visitas que tinha um logotipo com verniz localizado? É legal, né? Um material deste tipo, feito de maneira profissional, traz a empresa para um nível de destaque frente aos concorrentes. Juntando tudo isto com uma impressão de qualidade, uma divulgação estratégica e uma presença sólida no ambiente digital, certamente haverá resultados incríveis!

Uma empresa que não se preocupa com a sua comunicação visual (em todos os aspectos) corre o risco de ficar esquecida. Ter uma imagem institucional bem definida gera visibilidade e agrega valor os produtos oferecidos. Mostra aos clientes que podem confiar na sua marca, transparecendo credibilidade e sucesso. Um material gráfico pensado desta maneira certamente trará muito retorno, pois é um essencial ponto de contato com o seu cliente. Não deixe de investir nesta ferramenta!

Em outro post, vamos falar sobre o trabalho de designer gráfico e a importância deste profissional.