Site de Portifolio: é realmente necessário?

Site de portifolio: você já ouviu falar disso? O que você sabe sobre o assunto? Nós já comentamos aqui no blog sobre como é importante ter um site bem elaborado, que ele seja um site responsivo e que ofereça conteúdo relevante para seu público alvo. E esta é uma das formas mais eficazes para uma empresa conquistar espaço e autoridade na era digital. Mas é claro que para cada cliente há uma estratégia diferente, bem como é necessário avaliar o momento certo para investir em um site.

Neste artigo vamos falar do site como ferramenta para portifolio, ou seja, que não precisa ter uma atualização tão constante como um site de notícias ou de empresa que tenha uma atividade mais intensa de comunicação com seu público. Fotógrafos, arquitetos, designers e outros profissionais que tenham a necessidade de organizar seus trabalhos e divulgá-los na internet optam pelo site de portifolio.

Recentemente, estruturamos o site de portifolio para a arquiteta Karina Tonet (veja aqui). Ela possuía um site produzido em flash e precisava de uma atualização. Recuperamos as fotos dos seus principais projetos e planejamos uma nova estrutura para poder mostrar os trabalhos de maneira mais fácil e rápida, já que a navegação em flash possui algumas limitações, como por exemplo: não rodar em smartphones. Desenvolvemos o site na plataforma WordPress e ele, agora, é totalmente responsivo, ou seja, se adapta ao tamanho da tela do dispositivo que está acessando.

Site de portifolio: vitrine virtual

Outro ponto positivo para o site de portifolio é a valorização da imagem que, neste caso, é muito importante. Os clientes poderão ver seus projetos e os futuros clientes podem ter uma noção do trabalho realizado pela profissional. Normalmente, este tipo de trabalho é mais comum ser através de indicações, mas como confiar só na palavra daquele parente ou amigo? Nestes tempos, o apelo visual é bem atrativo e pode ser fator de decisão na contratação do serviço.

A praticidade de se ter um portifolio online para a apresentação dos seus projetos é outro ponto interessante neste formato de site. Ao invés de montar uma apresentação do power point ou uma galeria de fotos no notebook, o próprio cliente já pode ter visto algumas referências no site e, na visita ou consulta ao profissional, vai tratar somente dos aspectos técnicos e práticos do projeto. Isso também facilita para compreender o que o cliente precisa, já que ele vai ter como base aqueles trabalhos já executados anteriormente.

A facilidade de gerenciamento do conteúdo também é um ponto forte para os sites em plataforma WordPress. O profissional não fica na dependência de outras pessoas para publicar suas atualizações. Outras ferramentas e funcionalidades podem ser aplicadas a um site de portifolio. Não precisa somente ficar restrito à apresentação de trabalhos, pode ser, também, uma fonte de geração de conteúdo e de consulta para clientes e leitores.