Site Responsivo é Questão de Necessidade

Dektri Comunicação

Você já deve ter ouvido a expressão site responsivo. Pois bem. Mas o que significa isso? Para que serve e qual sua importância na prática? Bom, já adiantamos que para os dias atuais ter um site com esta característica não é mais uma questão de opção e sim de necessidade!

Um site responsivo é aquele em que seu layout é flexível e se molda automaticamente ao dispositivo que o está acessando. Isso evita que o usuário tenha que ficar aumento ou diminuindo a tela para ver o conteúdo em dispositivos móveis, por exemplo, pois é algo que o próprio site já faz, tornando a navegação mais prática e ágil. Afinal, ninguém gosta de ter que ficar tentando adaptar o conteúdo que está vendo para o tamanho da tela do tablet ou smartphone, né?

Mas por que é importante que seja um site responsivo?

De acordo com os dados da Pesquisa Brasileira de Mídia realizada em 2015, mais da metade da população brasileira tem acesso à internet, e este número vem crescendo devido à difusão de dispositivos móveis no país. Atualmente, 66% dos acessos feitos à internet são realizados via smartphones principalmente por ser fácil, cômodo, dinâmico e portátil. Sendo assim, ao acessar um site através de dispositivos móveis, o usuário precisa ser impactado com uma experiência agradável e confortável, fazendo com que ele permaneça navegando e também retorne em outro momento. Para que isto aconteça, o site precisa se adaptar às diversas plataformas disponíveis (smartphones, tablets, notebooks, PC, etc…), tornando a navegação fluída. Ou seja, precisa responder rapidamente às mudanças de telas.

Precisa mesmo?

Esta característica tornou-se ainda mais importante em 2015 quando o Google passou a não mostrar, nas pesquisas feitas pelos celulares, aqueles sites que estão descalibrados com os dispositivos móveis. E todos sabemos que se o Google não encontra (ou omite no resultado da pesquisa), ninguém vai encontrar também! Além disso, um site responsivo melhora (e muito!) a experiência do usuário, outro ponto bastante relevante para o Google no momento de listar os principais sites nas suas buscas.

Assim, se você quiser que sua marca apareça e fique melhor posicionada nas pesquisas do Google, pense em investir no desenvolvimento de um site responsivo, seja institucional, blog ou e-commerce. Isso trará excelentes resultados para sua empresa pois será um único layout para os vários formatos de dispositivos (o que reduz custos quando comparado a elaboração de uma versão mobile) e proporcionará uma boa experiência para o usuário.

Então, a resposta das perguntas é: se você quer que o Google encontre sua empresa, produto ou serviço, adapte-se!

Em outro artigo, vamos falar da diferença entre versão mobile e site responsivo.